sexta-feira, 20 de março de 2009

Salvem os animais



É nauseante ficar a par das inúmeras histórias envolvendo maus-tratos contra animais. É humanamente impossível perdoar quem fere ou mata um ser que não tem meios de se defender nem de pedir ajuda. O sadismo contra animais é logicamente a linha que define um ser humano de alguma outra coisa que não merece seu espaço entre o céu e a terra.

Além do sadismo, há o oportunismo. Pessoas que sequestram animais de seus habitats naturais para comercializá-los e, nessa empreitada grotesca, acabam sacrificando a maior parte de seus reféns.

Há ainda a necessidade de narrar as diversas atrocidades cometidas contra os bichos? Infelizmente sim. São milhares de aves silvestres transportadas em gaiolas minúsculas, sem espaço até mesmo para morrer, em prol do tráfego de animais. São cachorros abandonados por donos que se mudam ou que enjoam do bicho. São muitos gatos espancados, torturados sem que recebam nem sequer o golpe de misericórdia para cessar sua dor. Fora os envenenamentos, atropelamentos (dolosos), enclausuramentos, rinhas e daí para pior.

O que aconteceu com a Humanidade?

Houve uma época em que o Homem era dependente da caça para sua sobrevivência. Hoje, ele é dependente da criação industrializada em massa de bovinos, suínos e galináceos. São esses outros animais que nascem com o único objetivo de serem abatidos. E quão cruel é isso? Obviamente, nós não conseguimos nos livrar do hábito de comer carne e, aparentemente, isso não acontecerá tão cedo, portanto, é um assunto que se afasta do pensamento sempre com um certo embaraço.

Para os que ainda têm uma visão dos “outros” animais como seres inferiores, desprovidos das faculdades do Homem, algumas informações. Não, os animais não compartilham da racionalidade do homem, mas têm sua própria maneira de pensar, não são 100% movidos por instinto. Animais são capazes de ter um leque de diferentes emoções: alegria, tristeza, mágoa, entusiasmo, raiva, amor. Eles têm um sistema nervoso, sentem dor como nós humanos, com a única diferença que não podem se comunicar conosco e expressar sua dor. Sofrem quietos, no máximo emitem gemidos.

O que é mais injusto é que os bichos são uma manifestação magnífica da força e beleza da Natureza. Além disso, são seres que habitam o planeta sem prejudicá-lo, têm sua própria forma de interagir com a terra e a água de forma a não causar danos. Ao invés do Homem trucidá-los ou extingui-los, deveria tentar realmente aprender com eles. É uma prepotência gigantesca acharmos que só porque podemos cozinhar no microondas somos melhores que aquele cachorrinho que, sentado, nos observa com olhinhos úmidos e carinhosos. É doentio atribuir adjetivos pejorativos a uma espécie de animal partindo do padrão humano. Como por exemplo: a serpente é maligna, o gato é traiçoeiro, o lobo é mau e outros absurdos.

Malignos, traiçoeiros e ruins somos nós. Basta visitar os sites de ONG’s pró-ecologia e checarmos o que fizemos com os animais e o que fazemos ou deixamos fazer ainda hoje.

Existem muitas pessoas e organizações engajadas, existem as leis, mas nada disso poderá alcançar um resultado efetivo se todos não contribuírem para que a mentalidade mude. É preciso denunciar e rechaçar as atitudes criminosas. Há quem transforme a dor de um animal em piada. Rir é ser cúmplice do mesmo crime. Assim como deixar um bichinho procriar continuamente, comprar produtos feitos da pele ou outras partes de um animal, utilizar cosméticos que os usam para testes, comprar móveis de madeira de extração ilegal, consumir produtos de empresa poluentes, deixar lixo na praia, na mata. São inúmeras atitudes que, se transformadas, poderiam fazer o planeta voltar a ser um lar para as espécies e não um campo de concentração.

O tempo se esgota. Por favor, salvem os animais. Por favor.



Por Maricy Ferrazzo


2 comentários:

  1. Nao consigo matar uma mosca mas teria um prazer enorme de poder tabassar cada um desses humanos monstros com o pau que seguram na mao e fazer-lhes ainda pior, sem piedade nenhuma, do que aquuilo que eles tao a fazer ao pobre animal! Deus nao dorme...
    esses humanos monstros vao pagar nao no ceu mas sim aki neste
    planeta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De cada vez que vejo cenas como estas fico com o coracao a doer e as lágrimas correm-me,nao encontro uma palavra para expressar o que sinto mas de uma coisa estou certo, se tiver a sorte de ver alguém a dar maus tratos aos animais, garanto que essa pessoa enquanto viver nunca mais me vai esquecer, malditos, malditos sejam.

      Excluir