Ajudando os animais
Fora as grandes organizações em prol dos animais e da natureza, como a WWF e o Greenpeace, há, muitas vezes mais próximas do que imaginamos, pessoas com verdadeira vocação para contribuir para a vida no planeta. E embora exista sempre a urgência dos animais em extinção, esta não anula o sofrimento de milhões de outros animais abandonados e negligenciados pelas ruas de todo o país. Cães e gatos na maioria.
É vergonhoso constatar que nem sempre as cidades contam com os serviços de zoonoses por parte da administração pública, permitindo a reprodução incontida de animais que serão gerados com o único objetivo de sofrer a fome, a doença e muitas vezes a violência. Ainda há casos em que o próprio sistema de vigilância sanitária se encarrega de “exterminar” animais abandonados, expondo-os ao frio e à fome, animais estes que não estariam fadados a tanto sofrimento se houvesse um melhor controle e conscientização.
Felizmente, nem todos conseguem se conformar com esses fatos. São pessoas que todos os dias abrigam um animalzinho de rua e passam a cuidar dele. Ou são pessoas que se unem e formam entidades protetoras dos animais. Tais iniciativas deveriam ser motivo de orgulho de prefeitos, governadores e presidentes, mas o que ocorre é que animais não votam.
De qualquer forma, esses voluntários são um sopro de esperança na construção de um mundo mais sustentável e harmonioso, pois se esforçam para ajudar o maior número de vidas possível, mesmo com todas as dificuldades e falta de incentivo. Por isso, é essencial apoiarmos pessoas que estão fazendo o que podem para contribuir para a formação de um mundo melhor, fazendo não só a sua parte como a de outros que se abstraem.
Abaixo, segue uma lista de links para algumas dessas entidades:
Há diversas outras ONGs e associações em prol da vida animal por todo o Brasil, basta procurar a mais próxima e ajudar.
Por Maricy Ferrazzo